Publicado em 14/09/2018

Sumaré "perde" Festival Internacional de Cinema Independente para Guararema

1410 Visualizações

Edição deste ano do Festicini tem inscrições abertas até 22 de outubro e vai premiar em diversas categorias

A 3ª edição do Festicini – Festival Internacional de Cinema Independente já está com inscrições abertas. Até o dia 23 de agosto, as inscrições eram gratuitas. Já do dia 24 de agosto até 22 de outubro, os filmes nacionais pagarão uma taxa simbólica de R$ 20, e os estrangeiros de US$ 10. Todos os selecionados serão exibidos para a população. O Festicini acontecerá do dia 09 a 18 de novembro na cidade de Guararema/SP.

Será aceita qualquer produção, desde que independente, das mais variadas temáticas. Os filmes estrangeiros deverão obrigatoriamente possuir legenda em português. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site www.festhome.com, onde também é possível ter acesso ao regulamento completo. Todos os vencedores receberão o troféu Festicini de Cinema Independente, criado especialmente para o festival.

O festival premiará um total de 19 categorias, distribuídas em melhores filmes de longa- -metragem, média-metragem, curta de ficção, documentário, animação e filme ambiental (grande novidade da edição), além das categorias artísticas e técnicas, como melhores atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, fotografia, direção, montagem, som, roteiro original, roteiro adaptado, música original, figurino, e maquiagem.

“Agradecemos imensamente a todos os produtores e apoiadores culturais e empresários de Guararema que estão conosco nessa empreitada. O Festicini é um projeto que visa universalizar o acesso à arte junto à população, e também incentivar e prestigiar a produção de filmes independentes no Brasil e no mundo. No mês de novembro, Guararema será a capital mundial do cinema independente”, comentou o produtor cultural Carlos Braga, que, ao lado do também produtor cultural Wilson Roque Basso, é o idealizador do projeto.

O Festicini é uma realização da DZ.7 Realizações Artísticas, em parceria com a Cedecini (Centro de Estudos e Desenvolvimento do Cinema Independente), patrocínio de Megandra Empório Cultural e Cervejaria 462 Brewpub, ambos localizados em Vila de Luis Carlos, sede do Festicini, e apoio da Prefeitura de Guararema.

EDIÇÕES ANTERIORES

Juntas, as duas últimas edições do Festicini, realizadas nos anos de 2015 e 2016 na cidade de Sumaré, contou com mais de 1.200 filmes inscritos, vindos de todos os estados do país e de todos os continentes do mundo, além de um público expressivo. Não houve edição do evento em 2017

“Agora é a vez de Guararema ser a casa do nosso festival. A cidade está nos recebendo de braços abertos e, o mais importante, entende o quanto a sétima arte tem o poder de fomentar não apenas a sensibilidade dos espectadores, como também a economia local e o turismo, dando aos moradores do município e da região uma possibilidade a mais de lazer”, disse Wilson Roque Basso, um dos idealizadores do festival.

“Trazer um festival de qualidade como o Festicini para a minha cidade é muito gratificante, além de colaborar com a cultura local e trazer benefícios para todos os munícipes de Guararema. Está sendo um privilégio fazer parte da organização de um grande festival e saber que a cidade está pronta para receber e oferecer o que tem de melhor, que é a integração entre o turismo ambiental, cultura de qualidade e locais para a família passar bons momentos”, comentou Karin Vecchiatt i, produtora cultural e que integra o time de organizadores do Festicini.

Fonte: http://tribunaliberal.com.br/2018/?p=2046

Voltar